quinta-feira, 16 de julho de 2009

E-MAIL PARA O ANIMAX


Olá.

Sou um dos assinantes fiéis ao Animax. Por culpa de vcs, fãs do canal como eu são cada vez mais raros. Embora este seja meu primeiro contato com vcs, acompanho o canal desde seu lançamento, em agosto de 2005, na extinta Directv, à época a única operadora que disponibilizava o sinal no Brasil. Na verdade, eu era cliente Sky e assinei a Directv também, desde maio de 2005, apenas porque começaram os rumores sobre o lançamento do canal. Ou seja, tenho feito tudo por vcs, anônimo, sem que vcs saibam que eu existo. Assisti ao final dos trabalhos da Locomotion, passei em claro a madrugada da estreia do canal na contagem regressiva da Frente Aliada do Animé, pago sempre os pacotes mais caros das operadoras; enfim, sou fã contumaz, assíduo, apaixonado, bom consumidor, fiel. Tudo o que vcs desejam ter pro canal.

Mas, de lá pra cá, muita coisa mudou dentro do meu coração em relação a vcs. Confesso que os rumos que o canal tomou nos últimos 18 meses têm me deixado bastante desapontado. O produto que vocês lançaram em maio de 2008, com o nome de "Animax 2.0", repleto de atrações não-anime, revoltou o grupo que acompanhava frequentemente sua programação, sem sequer retornar grandes resultados pra vcs. Foi uma proposta de renovação por parte de vcs, eu entendo, mas parece que hoje esta proposta está falida, não?

No entanto, ao contrário da maioria dos revoltosos, meu desânimo não é por causa da frustração de não ter um canal 100% anime. Tenho outros motivos, os quais descreverei abaixo, motivos estes desconhecidos por vcs, já que ninguém comenta sobre isso pelos blogs da vida. Porque reclamar do conteúdo dublado, todo mundo reclama. Mas pra mim é ótimo, é um sonho feito real, espero que vcs continuem a dublar. Sou fã antigo, da época da rede Manchete, tenho preferência por animes dublados. Reclamar da programação anglo-saxônica, apelidada pelos fãs de "Eixo do Mal", também é recorrente. Só que eu entendo o lado de vcs. Por que não, aproveitar um espaço que era morto com reprises, com uma programação que poderia atrair mais audiência e anunciantes? Afinal, alguém tem que pagar a conta do canal, né?

Pena pra vcs que deu errado. Na época do lançamento das séries americanas, seria bem melhor se vcs reexibissem alguns daqueles animes antigos que vcs tiraram do ar. Até porque, foi na época do lançamento do "Animax 2.0" que o canal passou a operar com a Net, aumentando sua abrangência. Muitos assinantes atuais do Animax, fãs de anime, não puderam assistir dezenas de séries exibidas no passado. Que tal então retransmiti-las? Teriam todas um caráter ineditista. É uma idéia simples, ainda não explorada. Acho que vcs só não fazem isso por causa do encerramento dos contratos. Mas me digam: seria tão caro assim renovar o contrato de séries de excelente qualidade? O retorno não valeria a pena? É tanta coisa boa pra reeeditar: Lain, Arjuna, Saber Marionettes, DiGiCharat, Galaxy Angel, Ran the Samurai Girl, Nadesico, Initial D, .Hack, Hungry Heart, DNA2, Last Exile, Wolf's Rain, Tsukihime, Vandread, Gantz, Scryed, Dear Boys, Fumoffu, Noir, Kurumi, Saikano, M.S. Loki, Heat Guy J, Milk-chan, Twin Spika, Excel Saga...

Além dessa proposta de reprisar as séries que o povo da Net não pôde assistir, tenho uma reclamação grave a fazer: MELHOREM A QUALIDADE DO SINAL DE AÚDIO E VÍDEO!!!!!! É um porre ficar ouvindo estalos constantes no som (o defeito que eu mais odeio, já ocorre há mais de dois anos, sempre me pega de surpresa), eventual áudio em espanhol e japonês SEM legendas, ver capítulos com cenas cortadas, capítulos inteiros não exibidos ou fora da ordem, reprises intermináveis apenas da segunda temporada das séries (um absurdo: repete da metade até o fim, não passa o início), imagem quadriculando, imagem com manchas e interferências das mais variadas espécies, etc..

Lembrem-se que o Animax defende a marca Sony pra um público que é muito importante pra essa empresa: os consumidores de eletroeletrônicos. A Sony é aclamada no mundo todo pela alta performance tecnológica de seus produtos eletrônicos, como videogames, televisores e DVD players. Já pensou se essa imagem fica arranhada porque os canais do grupo não acompanham essa qualidade? Mas é isso mesmo que tá ocorrendo!!!! A imagem e o som do canal Animax não é nem sombra do que foi nos primórdios, em 2005. Na boa: a transmissão de vcs, há quase dois anos, está UM LIXO!!! Não é padrão Sony de qualidade. Ou é??? Porque se for, paro de comprar tevê e playstation de vcs rapidinho!!!!

Enfim, basicamente, é essa minha opinião sobre vcs. Espero que vcs repensem seu trabalho, buscando sempre melhorar, pra satisfazer a nós, clientes e consumidores. Sem nós fãs de anime, o Animax não é nada. Não adianta transformá-lo num novo "boomerang", que a resposta do público será igual ao desastre que ocorreu com a Turner: perda do público outrora fidelizado sem agregar qualquer valor novo. A Sony não quer ser uma nova Turner, eu presumo. Ela quer ter o sucesso da Disney, espero. Então, considerem com bastante carinho as demandas desse público que sempre foi próximo a vcs, mas que, de tanto desgosto, pode irremediavelmente lhes virar as costas. Certo?

Não esqueçam de responder a esta mensagem. E pelo amor de Deus: salvem o meu querido Animax!!!

Alsan Matos
_____________________________________________________________________________________

Listarei abaixo minhas propostas e reivindicações:

1. Manutenção da dublagem, para a versão brasileira, de todo o conteúdo animê do canal. Se possível, abrir uma opção com as mesmas séries no som original e legendas, para agradar os fãs que não gostam de dublagem. Fazer dos dois jeitos: dublado e legendado. Só com isso, a audiência iria triplicar.

2. Extinção ou diminuição drástica do conteúdo não-anime (Eixo do Mal: Spaceballs, Blood Ties, Middleman, Distraction, Lost, TV Shopping e Reciclo).

3. Reduzir a quantidade de reprises, mas mantendo-as. O ideal é que TODAS as séries tenham APENAS uma reprise - não fica cansativo nem fica sem reprisar, afinal elas são úteis. Não cometer erros como o do "R.O.D", que não tem uma reprise sequer durante a semana.

4. Reformular a grade do canal, com blocos específicos dos diversos estilos de anime. Exemplo: de manhã, blocos "shoujo" e "infantil"; à tarde, blocos "de comédia", "esportivos", "shounen" e "tokusatsus"; à noite, longas de anime e séries "mechas", "cyberpunk", "cults" e "doramas"; de madrugada, "hentais" e reprises variadas; nos fins-de-semana, reprises da semana, atendendo ao público que trabalha e estuda durante a semana; eventualmente, cobertura de eventos estrangeiros e nacionais; além de um programa semanal de clipes de J-music e outro sobre "anime-games".

5. Rodízio constante entre as séries. Quando uma finalizar, estrear uma nova ou reprisar uma que esteja "na geladeira". Evitar infinitas reprises da mesma série. Reexibir constantemente TODO o portfólio do canal, não apenas as séries mais recentes. Vcs tem mais de 80 séries de animes, não é possível ficar perdendo tempo com 60 séries encalhadas enquanto 20 são reprisadas durante anos! Não cometer erros como Lain, que foi exibido apenas uma vez, ou como Full Metal Alchemist, que há mais de quatro anos é exaustivamente reprisado.

6. Estrear animes que tenham seus mangás lançados no Brasil. Vcs aproveitam as iniciativas do mercado editorial brasileiro, sem fazer esforço. É óbvio que quem compra o mangá quer ver a série animada também, ora...

7. Melhora brutal na qualidade técnica do sinal de áudio e vídeo do canal. Em tempos de HDTV, o sinal de vcs é ridículo!!!

8. Responder este e-mail de forma clara e comprometida, afinal sou cliente fiel de vcs, mereço respeito.

9. Trabalhar esse canal com o carinho e amor que nós fãs sempre dedicamos a ele.

2 comentários:

Mônica disse...

ótima carta. recebeu resposta? de acordo com minha experiência, a Sony não está nem aí para seus telespectadores, não se dignando a responder nada.

Massa disse...

Realmente uma excelente carta, pena que a sony não se preocupa dessa forma com seus clientes, como podemos ver a programação do animax piorou mais, colocando mais programas e seriados americanos, animes agora são 10% da programação do canal, é ridiculo essa situação porque temos que pagar por um canal chamado animax, em que os animes que seriam o motivo do nome quase não são exibidos.
Eu cresci assistindo locomotion, animax e é triste ver outra ''locomotion'' morrendo, eu compartilhei de um sentimento de tristeza que muitos teleespectadores da locomotion sentiram com a morte do canal, pórém não há como negar que no começo a vinda do animax foi extremamente agradável, vinha com séries muito boas que acabaram até passando nos canais abertos, porém
acho que o sonho acabou, eu acredito que os adminstradores da programação deveriam se conscientizar que não importa o quanto um contrato seja importante, não significa nada se não houver ninguém que vá assistir seu canal